ITAMONTE MINAS GERAIS – TURISMO

Turismo Itamonte

O Turismo em Minas Gerais encanta cada vez mais os turistas que vem conhecer nosso estado. Itamonte, situada na Serra da Mantiqueira, numa altitude que varia de 900 a mais de 2 mil metros, a cidade tem 82% de seu perímetro dentro de áreas de preservação permanente, como o Parque Estadual da Serra do Papagaio e a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira. O grande trunfo, porém, é fazer parte do mais antigo e clássico parque nacional brasileiro, o do Itatiaia, encravado há 75 anos na divisa com Rio de Janeiro e São Paulo.

Ótima oportunidade para conhecer o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, os mais famosos do pedaço. Visite também a nascente do Rio Aiuruoca, a Pedra do Altar e a Cachoeira do Rebouças. Contratar guias locais é uma boa providência, especialmente nos percursos longos. O acesso ao parque fica a 35 quilômetros de Itamonte, por estrada de terra até o Abrigo Rebouças, de onde partem as caminhadas.

 

CIDADE DE ITAMONTE ENCANTA PELAS BELEZAS NATURAIS

itamonte minas gerais

Vistas de baixo, as mais altas montanhas da região completam as paisagens, entremeadas por cachoeiras e rios de águas claras e geladas. De cima, transformam-se em mirantes como o Pico do Garrafão, a 2.359 metros, de onde se descortina a Serra da Mantiqueira.

Chegar até lá demanda esforço, ao longo de cinco horas de subida de nível médio. Agências como a Rota Turismo (www.rotaturismo.com.br) cobram R$ 80 por pessoa com guia e transporte até a base, a 23 quilômetros do centro.
Águas. Protagonista da região, o Rio Capivari banha a cidade e proporciona bons pontos para curtir. Desde um simples mergulho – no verão, já que as águas são bem frias – até esportes radicais como canoagem, rafting e boia-cross. Especialista nas atividades aquáticas, Ricardo (35-8417-8260) mostra tudo a você entre novembro e março, quando chove na região.

Outra opção muito bem cotada para descobrir os arredores rurais de Itamonte é a Volta dos 80, em referência à quilometragem do percurso, que pode ser feito em 4×4, de moto ou a cavalo. O tour passa pela Usina dos Bragas, primeira a fornecer luz elétrica à região, e que até hoje tem uma pequena cascata. Os bairros de Coqueiro e Sobradinho, assim como a intrigante Pedra do Picu, referência para os colonizadores, que a descreveram como uma barbatana de tubarão, podem ser avistados a léguas de distância. Com quase 100 metros de altura, a Cachoeira da Fragaria se impõe pela beleza de sua queda e pelo banho revigorante

Fonte:  Estado de São Paulo

 

compartilhe pagina ITAMONTE MINAS GERAIS   TURISMO

Deixe seu comentário

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>